quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fanzine na escola

 O fanzine é qualquer publicação feita por um fã. A origem da pala-vra decorre da fusão de "fã" mais "magazine" (fanatic magazine). O termo se disseminou tanto que hoje engloba toda publicação impressa ou online de natureza amadora, sem a intenção de lucro. Não é uma revista alternativa, pois não contém conteúdo original.
 Segundo GUIMARÃES (1979), hoje " os fanzine trazem textos diversos, histórias em quadrinhos, reprodução de HDs antigas, poesias, divulgação de bandas independentes, contos, colagens, experimentações gráficas. Normalmente, são o resultado da iniciativa e esforço de pessoas que se propoem z veicular produções artísticas ou informações sobre elas, que possam ser reproduzidas e enviadas a outras pessoas, fora das estruturas comerciais de produção cultural"
A diferença entre a revista comercial e o fanzine é que a primeira é feita em função do leitor, enquanto  a segunda defende interesse do(s) editor(es). Aquela se vincula a um mercado do qual depende para sobreviver; esta, ao contrário, tem independência para publicar o que quiser.Outra característica é que o fanzine está intimamente ligado à atividade cultural, à sua divulgação e ao prazer de se estar envolvido nela. Os fanzines podem ser de música, de poesia, de cinema, de literatura, etc.
Observa-se  agora o e-zine, isto é, um fanzine eletrônico com as mesmas preocupações do impresso. Para isso, é preciso dedicação, iniciativa e concentração de um grupo de pessoas que tenham como objetivo divulgar informações sobre produção artística, educacional ou cultural. pode-se criar um fanzine e ume-zine, no formato de blog, para dar mais sustentação e abrangência ao projeto.
Na escola, em especial em Língua Portuguesa, o uso do fanzine é uma ferramenta extraordinária, visando à produção textual. Demonstra o caráter abrangente e variável da língua, torna os alunos mais críticos e criativos. Com organização, definição temática, objetivos tempo e o mínimo de recursos, segundo professor Andrezão, pode-se fazer o fanzine como instrumento de gestão e de construção do conhecimento na escola. Alguns passos são necessários para realizar o fanzine:
1- Escolher o nome ( cada sala terá o seu)
2- Definir o tema relacionado ao interesse do grupo
3- Definir as diferentes secções (editorial, poesia, notícias, informes, tirinhas, etc)
4- Planejar a distribuição gráfica dos textos (boneca)
5- Dividir as tarefas pelos grupos
6- Definir a formatação online (blog, flashes animator, etc)
7- Planejar o visual (fotos, desenhos, colagens, etc)
8- Como atingir o público alvo?
9- Onde hospedar a página ou o fanzine?
10- Todas as decisões têm que ser discutidas com o grupo.


2 comentários:

  1. Espero que no IFBA possamos realizar o fanzine de forma em que todos estejam envolvidos e evoluam em sua escrita,mas gostaria que este meio de comunicação seja utilizado em favor da turma e nosso curso precisamente o de refrigeração para a nossa revindicação de laboratorio.Gabriel 11821.

    ResponderExcluir
  2. Em minha, pouca, experiência na internet acreditava que um blog é um fanzine; coisas são divergentes, e gostaria que o sr. analisasse esse link[ http://adolecert.blogspot.com/ ] para saber se este link se encaixaria no padrão de fanzine.
    Obrigado

    ResponderExcluir